Sal, Ervas & Especiarias

Sal Marinho

O Sal
O sal de cozinha, mais utilizado e mais conhecido de todos os temperos, é 40% composto de sódio.
O sódio é um mineral essencial para o nosso organismo, pois atua na transmissão de impulsos nervosos, na contração muscular e na regulação osmótica dos fluidos corporais.
No entanto, seu consumo deve ser controlado, pois em excesso pode causar problemas renais, hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares.
E não é só o sal de cozinha adicionado em casa que possui sódio! Alimentos industrializados como temperos e caldos prontos a base de glutamato monossódico, lasanhas congeladas, embutidos, salgadinhos, conservas, bolachas recheadas, refrigerantes zero, etc. são extremamente ricos neste mineral.
A recomendação de consumo segundo a Organização Mundial da Saúde é de 5g (uma colher de chá) de sal por dia por pessoa (2g de sódio). No Brasil, entretanto, consome-se mais que o dobro desta quantidade por dia!
Considerando que as doenças cardiovasculares são a principal causa de óbitos no mundo, vê-se uma necessidade urgente na redução do consumo de sódio.

E o sal marinho?
O sal marinho é o sal obtido a partir da evaporação da água do mar que não sofreu refinamento. Ou seja, além do cloreto de sódio e iodo, ele também possui traços de outros minerais. Mas atenção!  Também possui sódio, então também deve ser consumido com moderação.

Para reduzir o consumo de sal, utilizar ervas e especiarias é uma ótima opção. Podendo ser utilizadas frescas ou secas, existem diversos tipos que podem conferir cor, sabor, aroma e valor nutricional (vitaminas, minerais e antioxidantes) à diversas preparações!

Abaixo, alguns exemplos:

Ervas e Especiarias

Referências
– Guia Alimentar para a População Brasileira – Ministério da Saúde, Brasil, 2005
-Política Nacional de Alimentação e Nutrição http://nutricao.saude.gov.br/sodio.php – Acesso em outubro de 2013

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s