Goiaba

GoiabaAgora é época de goiaba. Quem é do interior sabe, pois as goiabeiras carregadas de frutos estão por toda parte. Essa frutinha, vermelha ou branca, é riquíssima em vitamina C, que pode ser melhor aproveitada quando consumida in natura.
Comer a goiaba direto do pé, fresquinha, é sem dúvida a forma mais gostosa e nutritiva, mas também podemos aproveita-la para fazer sucos, vitaminas e sobremesas.
Como a quantidade de goiaba aqui na região é enorme, aproveitei para fazer geleia. Aprendi a fazer com a amiga Carla no ano passado, é um pouco trabalhoso, mas sem dúvida vale a pena:

 Descasque as goiabas, corte-as ao meio e com a ajuda de uma colher retire a polpa que contém as sementes – e as larvas, se for goiaba da roça, rs (se quiser usar um pouco da casca também dá certo). O que sobra é uma camada fina de goiaba. Junte essas partes, pese e bata no liquidificador com um pouco de água. Leve essa mistura ao fogo com açúcar (20% do peso de fruta – utilizei açúcar demerara orgânico) e deixe cozinhar até que a geleia fique bem apurada. Guarde em vidros previamente esterilizados.

Geleia de Goiaba

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s