De olho nos rótulos!

As informações contidas nos rótulos dos alimentos industrializados são importantíssimas para o conhecimento do que exatamente está sendo consumido e para a verificação da qualidade do produto. É recomendado que os rótulos sejam sempre consultados antes da compra ou do consumo.

Slide1

Essas informações são especialmente importantes para nos auxiliar a fazer escolhas mais saudáveis. Assim, antes de escolher qual comprar, compare as informações nutricionais de um mesmo produto de marcas diferentes e observe:

  • Menor quantidade de gorduras (principalmente saturadas e trans) e sódio;
  • Maior quantidade de fibras alimentares;
  • Se o produto da marca A possui “açúcar” como primeiro item na lista de ingredientes e o produto da marca B tiver este mesmo ingrediente em terceiro lugar, o produto da marca B é uma melhor escolha neste aspecto.
  • Em geral, quanto menor a quantidade de ingredientes (principalmente daqueles com nomes complicados e desconhecidos) mais próximo do natural está o produto, e portanto melhor para a nossa saúde.

Outras informações importantes:

Transgênicos: O símbolo transgênico  indica que o produto con­tém mais de 1% de ingredientes transgênicos.

Contém/Não contém glúten: A informação é obrigatória devido à grande quantidade de indivíduos alérgicos a esta proteína (doença celíaca).

0% Gordura Trans: Significa que em uma porção há menos do que 0,2g deste nutriente. No entanto, é importante saber que isso nem sempre significa ausência total de gordura trans no produto! Quando há menos do que 0,2g de gordura trans na porção, é permitido que se diga que contém 0g. Somando-se todas as porções presentes na embalagem, pode-se chegar a uma quantidade considerável de gordura trans no produto. Assim, fique de olho nos ingredientes: se houver gordura vegetal hidrogenada, ou simplesmente gordura vegetal ou gordura hidrogenada, contém sim gordura trans.

Diet: produto totalmente isento ou que possui quantidade insignificante (menor que 0,5%) de algum nutriente. Indicados para indivíduos com restrição ou ingestão controlada de algum nutriente.

Light: produto com quantidade reduzida de algum nutriente quando comparado à versão convencional. Esta redução deve ser de, no mínimo, 25%. Indicado para indivíduos que querem ou precisam reduzir ingestão de algum nutriente.

Em caso de dúvidas a respeito das informações contidas nos rótulos, é possível ligar para o SAC da empresa, cujo número é sempre informado nas embalagens.

Referência:
– Rotulagem Nutricional Obrigatória – Manual de orientação aos consumidores – Educação para o consumo saudável – ANVISA, 2008

 

Advertisements

One thought on “De olho nos rótulos!

  1. Pingback: Páscoa Consciente |

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s