Carboidratos

Carboidrato é definido como um macronutriente, ou seja, um nutriente necessário para nós em grande quantidade.
São moléculas formadas de átomos de carbono, hidrogênio e água. Estas moléculas podem ser encontradas em tamanhos maiores (como na forma de amido, sacarose, lactose) ou em tamanhos menores (glicose, frutose e galactose). Durante a digestão, as moléculas maiores são quebradas até chegarem aos tamanhos menores para que possam ser absorvidas em nosso intestino e serem utilizadas por nosso organismo.

O principal papel  deste nutriente é o fornecimento de energia para diversas funções fisiológicas, sendo a glicose o único e exclusivo combustível utilizado pelo cérebro.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2003), 55% a 75% do valor energético total consumido durante o dia deve ser proveniente de carboidratos.

Atualmente, no entanto, o carboidrato vem sendo considerado o vilão da vez: encontra-se por aí inúmeras dietas da moda que excluem alimentos fonte de carboidrato. Essas dietas não possuem respaldo científico e podem se tornar bastante prejudiciais à saúde.
É importante saber que este nutriente não pode ser excluído: é preciso apenas escolher as fontes mais saudáveis e consumi-las na quantidade adequada, sendo essa específica para cada um.
O grande problema está no atual consumo excessivo de fontes de carboidrato industrializadas e ultra processadas, onde houve processo de refinamento, no qual são retirados outros nutrientes importes (vitaminas, minerais e fibras), além de estarem quase sempre associados a um excesso de gordura saturada e gordura trans.

Conheça algumas fontes de carboidrato que podem e devem estar presentes em uma alimentação equilibrada e saudável:

– Açúcares: açúcar mascavo, açúcar demerara, melado de cana, mel.

– Cereais e seus derivados integrais: arroz, trigo, aveia, milho, centeio, cevada, quinoa, amaranto, farinhas, macarrão, pão, biscoito, etc.

– Raízes e tubérculos: batata, batata doce, mandioca, mandioquinha, inhame;

– Frutas: banana, maçã, abacaxi, uva, mamão, manga, etc;

– Leguminosas: feijões, lentilha, grão de bico, ervilha, soja, etc;

 Carboidratos

 Carboidrato na atividade física

Para os praticantes de atividade física, este nutriente se torna ainda mais indispensável. Alimentos ricos em carboidratos devem ser consumidos na quantidade certa antes, durante (dependendo da intensidade e duração do exercício) e após a atividade para que haja fornecimento, reposição e armazenamento de energia apropriados para o esforço.
Se a ingestão de carboidrato for insuficiente, faltará combustível, o desempenho será prejudicado e o corpo buscará outras formas de conseguir este nutriente para o cérebro; nesta situação, a massa magra (músculo) também será prejudicada.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s