(PANCs – Parte 1) Charutinho de folha de Pariparoba com Cogumelo e Palmito

Plantas Comestíveis Não Convencionais (PANCs) são aquelas que podem ser utilizadas para alimentação humana, mas que muitas vezes são desconhecidas, utilizadas com outro fim ou até mesmo tratadas como ervas daninhas ou invasoras.
Há algum tempo venho me interessando pelo assunto e, pesquisando, sempre me deparava com uma grande carência de informações confiáveis e oficiais.
Ano passado, entretanto, foi lançado o livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas, dos autores Valdely Ferreira Kinupp e Harri Lorenzi. O livro é genial, possui mais de 300 espécies de plantas e 3 receitas para se fazer com cada uma delas!
São muitas as plantas diferentes para reconhecer e procurar pelos quintais afora, então vou escolhendo algumas mais disponíveis em minha região e cada uma que eu testar vou compartilhar aqui no blog.

A primeira escolhida foi a folha de pariparoba (Piper umbellatum L.), também conhecida como caapeba, aguaxima e catajé. Segundo os autores, é nativa em quase todo território brasileiro, crescendo espontaneamente em áreas abertas ou beira de capoeiras úmidas e semi-sombreadas. As folhas jovens podem ser utilizadas culinariamente escaldadas, salteadas e para envolver alimentos que vão ao forno (em substituição do papel alumínio). Do ponto de vista nutricional, as folhas são ricas em fibras, cálcio, ferro e potássio.

IMG_1186 IMG_1130
Uma das receitas sugeridas no livro é o Charuto de Pariparoba, que fizemos aqui em casa e aprovamos. Em sabor e aparência lembram muito as folhas de couve.

Segue a receita:

Charutinhos de Folha de Pariparoba com Cogumelo e Palmito

Ingredientes
12 folhas pequenas e 1 folha grande de pariparoba
250g de cogumelo paris picado
300g de palmito pupunha picado
½ cebola picada
½ pimentão verde picado
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)

Para o molho:
½ xícara de chá de folhas de hortelã
6 dentes de alho
1 colher de sopa de sal marinho

Modo de Preparo
Aqueça uma frigideira e adicione o azeite. Acrescente a cebola e o pimentão picados e deixe dourar. Adicione os cogumelos, o palmito e o molho de soja e refogue bem até que fiquem levemente macios. Monte os charutinhos acrescentando um pouco de recheio sobre uma folha de pariparoba e enrolando.
IMG_1131 IMG_1133
Para fazer o molho, em um pilão amasse os dentes de alho com o sal e as folhas de hortelã.
Forre uma panela grande com a folha grande de pariparoba. Disponha sobre ela uma camada de charutinhos, lado a lado, e cubra com metade do molho. Acrescente mais uma camada de charutinhos e adicione o restante do molho.
IMG_1138Acrescente água até cobrir a primeira camada de charutinhos, tampe a panela e leve ao fogo até cozinhar. Retire da panela com cuidado os charutinhos e disponha-os em uma travessa. Sirva!
IMG_1144

Advertisements

One thought on “(PANCs – Parte 1) Charutinho de folha de Pariparoba com Cogumelo e Palmito

  1. Pingback: PANCs: um caminho para a saúde e a sustentabilidade na gastronomia | Programa Devora

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s