(Tirando o foco do peso – Parte 2) Autoaceitação

Bicoitinhos (2) copy

Na primeira parte desta série “Tirando o Foco do Peso” escrevi sobre como é irrelevante olharmos para o peso de forma isolada sem levar em consideração uma avaliação física completa (leia aqui).

O segundo ponto que acho importante de ser discutido é a questão da autoaceitação corporal.

Sempre que inicio um acompanhamento nutricional com um paciente tento manter o foco em atingir saúde e bem estar, e não em conquistar um número idealmente estipulado e que pode não ter significado plausível, tirando assim o foco do peso. Buscamos mudanças de hábitos e comportamentos que trazem saúde física (peso corporal estável, exames sem alterações, ausência de dor e desconforto, disposição para as atividades do dia a dia, corpo fisicamente ativo) e um bem estar emocional (satisfação, prazer, alegria, amor próprio). O sucesso não depende necessariamente da mudança no peso.

É triste como a cada dia ficamos sabendo de mais uma maluquice da moda (cirurgias, dietas radicais, medicamentos) que promete maravilhas, tudo para a conquista de um número, um manequim que é impossível de servir em todo mundo.
Sabemos que resultados dessas estratégias radicais quase nunca são duradouros, e há retorno do peso original (ou mais) quando velhos hábitos são retomados e um desequilíbrio da composição corporal e dos parâmetros bioquímicos do sangue. E como a metas são irreais, o resultado é sempre o mesmo: frustração e insatisfação consigo próprio.

Precisamos repensar os conceitos e os padrões estéticos e começar a aceitar que existem diversos tipos, tamanhos e formas de corpo, e que enquanto não fizermos as pazes conosco mesmos e estipularmos metas reais e significativas (não só no âmbito nutricional, mas em todos os aspectos da vida), esse ciclo vicioso de insatisfação corporal nunca será quebrado. Acima de tudo, ame-se e seja carinhoso com você!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s