(PANC) Flores de Hibisco e Maria-Sem-Vergonha
Utilizar flores na alimentação é uma belíssima forma de agregar diversidade e sabor à preparações simples.
As sépalas do cálice da flor de Hibisco (também conhecido como Vinagreira ou Rosela) possuem sabor levemente azedinho, e o que mais se destaca é a linda cor vermelha que conferem a qualquer preparação. São bastante utilizadas desidratadas para fazer chá, porém suas utilidades culinárias vão além: os cálices podem ser utilizados em molhos, chutneys, pães, sobremesas e outras bebidas. Na culinária nipo-brasileira os cálices são utilizados para fazer uma conserva, Hana-umê.
A Maria-Sem-Vergonha nasce espontaneamente em quase todo quintal aqui na região Sudeste, fazendo jus ao nome, e floresce o ano todo. Quem, quando criança, nunca provou uma destas flores ou utilizou para fazer "comidinhas" nas brincadeiras infantis? Pois saiba que as flores de maria-sem vergonha podem ser consumidas cruas ou cozidas, em geral em saladas, sobremesas ou como decoração comestível em outras preparações.
Abaixo compartilho três receitas elaboradas com estas flores. E asseguro que, além de lindas, ficaram também muito saborosas!
DICA: Essa geleia também pode ser feita apenas com hibisco:
Em uma panela adicione as maçãs, suco de laranja, açúcar demerara e algumas sépalas de hibisco desidratado. Cubra com água, leve ao fogo e siga os passos seguintes da receita acima.
Para saber mais:
– Livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil – Guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas – Valdely Ferreira Kinupp e Harri Lorenzi – 2014
– Livro Entre o Jardim e a Horta, as flores que vão para a mesa – Gil Felippe – 2003
Receitas publicadas originalmente em 24 de Junho de 2015