Época de Amora Preta
É tempo dessa apetitosa frutinha!
De coloração negra e sabor que varia do doce ao ácido, a amora preta (Rubus sp) é geralmente consumida na forma de suco ou utilizada na preparação de geleias, iogurtes e sobremesas.
Além de saborosa, é também muito nutritiva: contém alto teor de vitaminas (A, B e C) e minerais (cálcio, fósforo, potássio, magnésio). Possui também grande quantidade de pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda no controle do colesterol e glicemia sanguíneos.
Destaca-se ainda pelos antioxidantes, sendo rica em antocianinas (pigmento que confere a cor roxa à frutinha) e compostos fenólicos, como o ácido elágico. Estas substâncias são conhecidas por auxiliar na prevenção de doenças crônicas degenerativas, como as do coração e câncer.
A amora preta é bastante perecível. Assim, uma boa forma de armazenar grandes quantidades por mais tempo é congelando a polpa da fruta. Para isso, é só bater as frutas frescas no liquidificador com um pouquinho de água, coar e congelar (de preferência em pequenos recipientes para evitar ficar tirando e voltando ao freezer). Depois é só utilizar, como na receita abaixo:
Para uma versão vegana, substitua o iogurte natural por iogurte vegetal ou leite vegetal.
Texto e Receita publicados originalmente em 12 de Dezembro de 2013